6.10.2010

Festival de Música de Sintra


"Festival de Sintra 2010


O festival da música erudita e do bailado é, por excelência, o Festival de Sintra. Não há ano que traia a habitual riqueza da programação, nem a beleza dos cenários. A 45.ª edição não é excepção. Entre os dias 28 de Junho e 4 de Julho, não faltam razões para visitar locais como o Palácio de Queluz, a Quinta da Regaleira ou o Palácio Nacional de Sintra.
O bicentenário do nascimento de Fryderyc Chopin (1810-1849) e Robert Schumann (1810-1856) serve de fio condutor à programação musical. Com uma longa tradição na área do piano e da música do Romantismo, a direcção artística responsável pela vertente musical (a cargo de Luís Pereira Leal) aproveitou a coincidência em 2010 de duas efemérides ligadas a dois vultos maiores da composição pianística oitocentista para conceber um plano de recitais que inclui pianistas de grande nível internacional de várias gerações: do consagrado Grigory Sokolov (dia 14) ao jovem Alexandre Tharaud, uma das estrelas da nova geração de músicos franceses (dia 23), passando por Brigitte Engerer, Nelson Goerner, Addel El Bacha ou Jean-Marc Luisada. Entre os participantes portugueses encontram-se António Rosado, Carla Seixas e João Bettencourt da Câmara. O primeiro dos sete recitais de piano solo, a cargo de Brigitte Engerer, realiza-se no domingo (às 17h, na Quinta da Piedade) e será preenchido com dez Nocturnos de Chopin; o Carnaval op. 9, de Schumann; e transcrições de Liszt de canções de Robert e Clara Schumann. A música de Chopin e Schumann surgirá também em programas que combinam o piano com outras formações vocais e instrumentais, como é o caso do concerto de António Rosado com o Coro Gulbenkian (5 de Junho), do recital da soprano Isabel Alcobia e do barítono Jorge Vaz de Carvalho com a pianista Carla Seixas (dia 12) e da apresentação do Ensemble Mediterrain (dia 27).
Mas o Festival de Sintra contempla também habitualmente oferta no campo da dança (com consultoria artística de Vasco Wellemkamp). Será precisamente um espectáculo de bailado -"Romeu e Julieta", de Prokofiev, pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève - a abrir o festival. A programação coreográfica terá ainda a participação da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (dia 18) e da Raça Cia. de Dança de São Paulo (dia 25).

Mais uma vez, a excelência da programação "tradicional" do Festival de Sintra dá as mãos a uma programação alternativa - a nível de público e de preços -, intitulada "Contrapontos", que conheceu grande sucesso nas edições anteriores. Inclui jazz, teatro, performances e vários espectáculos para os mais novos. "


in Público



Para ver o programa completo do Festival, clicar aqui

Sem comentários: